Distintivos

DISTINTIVO DO CURSO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES – EMENTA

Composto por três círculos de cores verde, amarela e vermelha, representando os perímetros de segurança em uma situação crítica.

O CÍRCULO VERDE representa o perímetro externo (local destinado a formar uma zona tampão entre o perímetro interno e o público) em que esta sobreposto o nome da empresa C.R.I.S.E em cor branca, fonte STENCIL e sua denominação (Capacitação Recomendada na Intervenção de Situações Especiais) em cor branca, fonte ARIAL.

O CÍRCULO AMARELO representa o perímetro interno (local que circunda o ponto crítico, formando uma zona estéril), sobreposto ao círculo, estão três estrelas em cor azul, contornadas em cor preta as quais simbolizam a esperança de um desfecho aceitável na solução do evento crítico, ainda sobreposto estão as frases intercaladas entre as estrelas: preservar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem em cor preta, fonte ARIAL que são os objetivos do gerenciamento de crises.

O CÍRCULO VERMELHO representa o ponto crítico (local onde a crise está instalada). Nele está sobreposto o causador do evento crítico (CEC), utilizando óculos escuros e touca de cor preta com o objetivo de dificultar sua identidade, portando ainda um armamento apontado em direção a cabeça da vítima e/ou refém, ambos estão de cores preta, branca e tonalidades de cinza, caracterizando o estresse do evento crítico. Sobreposto à face do CEC, está a silhueta em cor preta de visão de um atirador de elite, representando a alternativa tática TIRO DE COMPROMETIMENTO.

O distintivo possui um diâmetro de 4.00 cm, confeccionado em metal e tecido (fig. 1), terá ainda sua confecção em tecido e emborrachado com tonalidades em preto e cinza (fig. 2).

Os distintivos serão usados nos uniformes representativos de cada Instituição que compõe o Sistema Nacional e Estadual de Segurança Pública (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares), Forças Armadas e Instituições Privadas, conforme Regulamento de Uniformes de cada instituição.

Figura 1

Figura 2

CURSO DE GERENCIAMENTO DE CRISES – EMENTA

Composto por um símbolo de formato trapézio oval em seu interior consta três faixas de cores verde, amarela e vermelha, representando os perímetros de segurança em uma situação crítica.

A FAIXA VERDE representa o perímetro externo (local destinado a formar uma zona tampão entre o perímetro interno e o público).

A FAIXA AMARELA representa o perímetro interno (local que circunda o ponto crítico, formando uma zona estéril).

A FAIXA VERMELHA, mais espessa representa o ponto crítico (local onde a crise está instalada). Nele está sobreposto o causador do evento crítico (CEC), utilizando óculos escuros e touca de cor preta com o objetivo de dificultar sua identidade, portando ainda um armamento apontado em direção a cabeça da vítima e/ou refém, ambos estão de cores preta, branca e tonalidades de cinza, caracterizando o estresse do evento crítico. Sobreposto à face do CEC, está a silhueta em cor preta de visão de um atirador de elite, representando a alternativa tática TIRO DE COMPROMETIMENTO.

Lateralmente as figuras representativas do evento crítico estão dois ramos em cores pretas os quais simbolizam a grandeza da doutrina de Gerenciamento de Crises e abaixo dos ramos três estrelas em cores azul representam o objetivo da doutrina que são preservar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem.

Em cores amarelas (fonte stencil) acima das figuras representativas do evento crítico está sobreposto o nome da instituição C.R.I.S.E (Capacitação Recomendada na Intervenção de Situações Especiais).

Identificando o operador da Doutrina de Gerenciamento de Crises estão as iniciais G.E.C.R (Gerenciador em Eventos Críticos com Reféns) em fonte stencil de cor amarela, localizado acima do símbolo de formato trapézio oval.

Lateralmente ao símbolo estão postas duas azas em cor amarela representando a necessidade, a liberdade e importância em alçar grandes alturas com a doutrina de Gerenciamento de Crises.

O distintivo possui 8.00 cm de largura e 5,3 cm de altura confeccionado em metal e tecido preservando suas características originais (fig. 1), terá ainda sua confecção em tecido e emborrachado com tonalidades em preto e cinza (fig. 2).

Figura 1

Figura 2

DISTINTIVO DO CURSO DE RESGATE TÁTICO DE SUICIDAS – EMENTA

Composto por um símbolo de formato trapézio oval em seu interior consta as três cores verde, amarela e vermelha, representando os perímetros de segurança em uma situação crítica, onde a cor amarela está representada por um raio simbolizando uma descarga de adrenalina quanto ao evento crítico.

A COR VERDE representa o perímetro externo (local destinado a formar uma zona tampão entre o perímetro interno e o público).

A COR AMARELA representa o perímetro interno (local que circunda o ponto crítico, formando uma zona estéril).

A COR VERMELHA representa o ponto crítico (local onde a crise está instalada).

Entre as cores está sobreposto o crânio e uma corda para enforcamento simbolizando o ato suicida e abaixo três estrelas em cores azul representando o objetivo da doutrina que são preservar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem.

Em cores amarelas (fonte stencil) abaixo das figuras representativas do ato suicida está sobreposto o nome da instituição C.R.I.S.E (Capacitação Recomendada na Intervenção de Situações Especiais).

Identificando o nome do curso estão as iniciais R.T.S (Resgate Tático de Suicidas) em fonte stencil de cor amarela, localizado acima e à esquerda das figuras representativas do ato suicida.

O distintivo possui 5.00 cm de largura e 6,0 cm de altura confeccionado em metal e tecido preservando suas características originais (fig. 1), terá ainda sua confecção em tecido e emborrachado com tonalidades em preto e cinza (fig. 2).

Figura 1

Figura 2

DISTINTIVO DO CURSO DE NAVEGAÇÃO TÁTICA DE ASSALTO E RESGATE

Composto por dois círculos de cores verde e amarela, representando dois, dos três perímetros de segurança em uma situação crítica.
O CÍRCULO VERDE representa o perímetro externo (local destinado a formar uma zona tampão entre o perímetro interno e o público) em que esta sobreposta o nome do curso NAVEGAÇÃO TÁTICA DE ASSALTO E RESGATE em cor branca, fonte STENCIL e intercalando o nome do curso estão duas estrelas em cores amarelas.
A primeira estrela localizada a esquerda representa a grandiosidade da Hileia Amazônica e sua biodiversidade natural, as quais fundamentam a importância e dificuldade da navegação aérea, aquática e terrestre na busca do resgate de vítimas e reféns.
A segunda estrela localizada a direita representa a força, a perseverança e a sabedoria do emprego da navegação para o homem.
O CÍRCULO AMARELO representa o perímetro interno (local que circunda o ponto crítico, formando uma zona estéril), sobreposto ao círculo está uma rosa dos ventos e seus pontos cardeais: (N) norte; (S) sul; (E) leste e (W) oeste e anteposto está um punhal em cor preta que simboliza uma agulha magnética da bússola e um raio em cor vermelha simbolizando a força e o emprego de um assalto tático em uma situação
crítica.
Abaixo do círculo verde sustentando a simbologia do curso em cor azul estão sobrepostos em cor branca, fonte stencil o nome da instituição C.R.I.S.E (Capacitação Recomendada na Intervenção de Situações Especiais) e a sigla NRTA (Navegação Tática de Assalto e Resgate).
Em torno e completando o distintivo está a figura mitológica da Hidra em tonalidades de cores verde, preta, cinza, vermelha e branca, a qual possuía um corpo de dragão com nove cabeças, as quais podiam regenerar-se quando eram cortadas formando uma figura de coração correspondente ao amor e fidelidade pelo curso e pela instituição C.R.I.S.E.
O distintivo possui uma largura de 8.00 cm por 6.00 cm de altura confeccionados em metal, tecido e emborrachado (fig. 1), terá ainda sua confecção em tecido e emborrachado com tonalidades em preto e cinza (fig. 2).
Os distintivos serão usados nos uniformes representativos de cada Instituição que compõe o Sistema Nacional e Estadual de Segurança Pública (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares), Forças Armadas e Instituições Privadas, conforme Regulamento de Uniformes de cada instituição.

HERÁLDICA DO DISTINTIVO DO CURSO DE PISTOLA TÁTICA EM AMBIENTES CONFINADOS

pistolatatica

Composto por três círculos de cor preta nos quais estão configuradas toda a simbologia e representação do curso.

O PRIMEIRO CÍRCULO está circunscrito entre duas faixas circulares de cor amarela e em seu interior consta o nome do curso “PISTOLA TÁTICA EM AMBIENTES CONFINADOS” de cor branca e fonte Arial Black. Separando a denominação do curso estão duas estrelas de cor amarela. A primeira estrela localizada a esquerda representa a grandiosidade da Hiléia Amazônica e sua biodiversidade natural, as quais fundamentam a importância e dificuldade de levar o conhecimento e a doutrina da C.R.I.S.E. A segunda estrela localizada à direita representa a força, a perseverança e a sabedoria do emprego tático da pistola em ambientes confinados.

NO SEGUNDO CÍRCULO está sobreposto dois ramos em cor verde os quais simbolizam a grandiosidade e importância da docência e do conhecimento para o homem. Abaixo e sobreposto aos ramos está inserido uma faixa de cor vermelha contendo o nome da Instituição que promove o curso e a sigla do curso “C.R.I.S.E – PTAC” em cor amarela na fonte Arial Black com sombra de cor preta.

NO TERCEIRO CÍRCULO está sobreposto a silhueta em cor vermelha de uma luneta, representando a importância e responsabilidade do disparo com a pistola de forma responsável e profissional. Sobreposto à silhueta estão cruzados os símbolos de duas empunhaduras de pistolas e um raio, os quais representam a combinação da ENERGIA, FORÇA E RAPIDEZ do emprego da pistola tática em ambientes confinados. Sobreposto à silhueta está inserido a caveira (crânio) em cor branca, símbolo da inteligência e da coragem de um guerreiro e do desprendimento pessoal para o cumprimento da missão.

O distintivo possui um diâmetro de 5.00 cm, confeccionado em material emborrachado (figura 1 – preto e cinza)